10/02/22

A Câmara de Itapema conta agora com mais treze vereadores. Os jovens parlamentares da Câmara Mirim, tomaram posse dos seus cargos em noite solene nesta quarta, dia 09/02. Com a presença de autoridades municipais e estaduais, eles receberam das mãos dos vereadores de Itapema, o Diploma da sua eleição.

A Sessão Solene foi presidida pela vereadora Raquel Josino (PSL), que conduziu os trabalhos da noite e empossou os 13 vereadores mirins que, a partir da agora, assumem seus cargos e tem pela frente um ano de mandato para trabalhar por suas escolas e por Itapema. Os 13 suplentes eleitos para a Câmara Mirim, também foram diplomados e empossados.

Ao final da Posse, os jovens vereadores fizeram uso da palavra e surpreenderam por vencer a timidez e prometer honrar o cargo a que foram eleitos. Muitos, usaram a Tribuna Parlamentar e, com a ajuda de um suporte, alcançaram o microfone para discursar para o plenário cheio.

Treinamento na Alesc

Nas próximas semanas, os eleitos passam por treinamento na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), em parceria com a Escola do Legislativo, que atua dando suporte na implantação de Câmaras Mirins no Estado.

A Câmara de Itapema vai realizar uma capacitação sobre o rito de uma Sessão Legislativa, preparando-os para estrear a 1ª Sessão Ordinária da Câmara Mirim, que acontece no dia 17/03, às 14h. Até lá, eles tem a missão de estudar para aprender sobre a função social de um vereador e aprofundar os conhecimentos sobre os trâmites legislativos.

O projeto Câmara Mirim foi instituído em Itapema em 2005, pela vereadora Zulma Souza (Progressistas), quando ela estava em seu primeiro mandato. Por um período o projeto ficou parado, sendo reativado na atual gestão, sob presidência do vereador Alexandre Xepa (Progressistas).

Marcaram presença

Marcaram presença na solenidade – além dos familiares dos vereadores mirins – a Coordenadora da Escola do Legislativo da Alesc, Adeliana Dal Pont, o vice prefeito de Itapema, João Emmel, a Secretária Municipal de Educação, Alessandra Simas, e os vereadores: Adriano Pivotto (Podemos), Beth Rocha (PSD), Eurico Osmari (PSD), Huan Back (PSD), Jaison Simas (PSL), João da Farmácia (PSL) e Sidinei Florêncio (Nei da van – PSDB). O presidente da Câmara,  Alexandre Xepa (Progressistas) passou por cirurgia e não pôde participar.  Diretores de escola e coordenadores da Educação Municipal também prestigiaram o evento, assim como a imprensa local.

Campartilhe.

Sobre o Autor

Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.

Deixe Um Comentário


Banner publicidade 728 x 90 RODAPE