TROPEIROS DO LITORAL de Itapema, completa dezessete anos de história.Um dos maiores grupos folclóricos de Santa Catarina e do Brasil completa dezessete anos de história. O Grupo Tropeiros do Litoral surgiu em 2004, através do sonho dos fundadores Rudimar e Lisiane de defender  a cultura gaúcha e trazer a Itapema um grupo de Danças de salão para casais. Deste grupo logo formou-se a primeira Invernada Artística do município, e que ao longo destes 17 anos evoluiu para o Grupo Folclórico Tropeiros do Litoral, que hoje tem blocos de Danças Gaúchas, Açorianas, Ericeira, Mexicana, Argentinas, além de ballet e jazz para todas as idades.
Nas palavras da fundadora e coreógrafa Lisiane Gil da Cruz,

“Tropeiros é sinônimo de alegria, família, costumes, tradição, e nesses 17 anos foi tudo isso que tentamos passar para os alunos, comunidade e todos os lugares que passamos. Todos que passam pelo grupo ou encontram o Tropeiros nas viagens e festivais, deixam um pouco do que sabem e levam conhecimento pra vida!” 
Desde a sua criação, o Grupo se renova de tempos em tempos, e durante estes anos mais de 2 mil alunos já passaram pelo grupo. Muitas viagens, festivais, competições, que levaram estes elencos a conhecer mais de 10 estados brasileiros, além de outros países como Paraguai, Uruguai, México e Costa Rica, acumulando títulos e troféus.
Entre tantos títulos (mais de 100), o maior deles, sem dúvida, é ser Campeão nas Danças Populares Sênior e Meia Ponta do Festival de Joinville, considerado o maior festival do mundo pelo Guiness Book.
“Nossos feitos e conquistas são orgulho para nossos pais e alunos, pois sabemos da luta diária de todos para conseguir manter os filhos nos ensaios, participando de eventos, festivais, viagens, sempre representando Itapema, com muito orgulho, por onde passa.” disse Rudimar do Nascimento.
Neste ano que passou, devido a pandemia, o Tropeiros não teve estas atividades presenciais, mas participou de vários festivais online. Agora em 2021, está voltando aos poucos com os ensaios, já pensando nas atividades e eventos que logo devem voltar ao normal. A Saudade dos ensaios é tanta, que ensaiar meninos e meninas separados não foi empecilho. A Ketlyn, filha dos fundadores e coreógrafos Lisiane e Rudimar, fala com carinho do grupo: “Quando lembramos do Tropeiros lembramos sempre de irmandade, amizade e grandes vivências. Esse grupo não só passa  por tantos lugares, ele na verdade marca presenças  com amor e  autenticidade ao viver esse mundo da arte dançante.” Com o Grupo se renovando, a esperança se junta com as lembranças das emoções de estar nos palcos da vida:
“Cada batida do pé  um sentimento permitido, cada expressão é poesia em movimento…. e cada borboleta no estômago antes de uma dança é  a conclusão de missão cumprida em representar um uma cidade e um estado cheios de maravilhas!” Diz Ketlyn Gabrielle.
TROPEIROS DO LITORAL de Itapema, completa dezessete anos de história.
Campartilhe.

Sobre o Autor

Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.

Deixe Um Comentário


Banner publicidade 728 x 90 RODAPE