"Não adianta nada você estar navegando no digital, estar presente lá, mas não estar comunicando qual é a sua mensagem para o público. E, no digital, tudo está lá presente, então a sua comunicação tem de ser muito clara, para que o público entenda realmente a sua mensagem e vai procurar quando for de interesse dele, então é muito importante essa mensagem", pontua.  Cunha orienta que as pessoas que querem entrar para o universo digital antes de mais nada precisa entender qual é o público-alvo dela. Qual é a mensagem que ela quer transmitir. No mundo digital há muitas opções, mas é necessário saber quais são as melhores.  "As redes sociais são muito importantes. São onde muitas empresas estão colocando a maior parte do seu investimento. O público hoje você precisa conversar pessoa com pessoa. O melhor lugar para fazer isso são as mídias sociais, porque eles estão conversando, trocando ideias a respeito e você precisa estar lá comunicando a sua ideia, coerente e verdadeira, que tem de esta clara em toda a empresa", detalha.  Sobre o valor, o especialista disse que ele não é um custo, porque vai dar um retorno, quando bem feito, de forma positiva, de até 80%.  "Têm várias entidades que estão fazendo treinamento e eu recomendo navegar e compartilhar experiência, procurar grupos de trabalho com muito conhecimento que podem ajudar. Se você quiser aprender. A outra opção são empresas que oferecem conhecimento para você aprender o marketing digital. Talvez não para fazer você mesmo, mas para que contrate de forma que dê um retorno para o seu negócio", ressalta.A necessidade de empresas migrarem para o universo digital alavancou a demanda do setor.

A pandemia do novo coronavírus trouxe prejuízos para uns setores, mas para outros como o da tecnologia representou crescimento. Isso porque foram criados aplicativos e ferramentas para ajudar empresas e clientes em momentos de isolamento social.

Em duas semanas um aplicativo voltado para o serviço de entregas fica disponível nas plataformas digitais. Há mais de duas décadas na área de logística, a empresária Patrícia Rocha encontrou na pandemia uma boa oportunidade para colocar em prática uma iniciativa antiga.

“Muitos aplicativos limitam a distancia de utilização. A nossa ideia é que não, que a gente possa usar o aplicativo entre as cidades. Eu tenho uma vida bastante agitada e corrida e eu não identificava na nossa região nenhum aplicativo que pudesse me ajudar com esse deslocamento entre cidades. Não tem nenhum aplicativo com essa solução. E o segundo é voltado ao comércio local. A gente percebe que as cidades do interior o comércio local nunca teve muita preocupação em relação ao delivery e, do nada, precisou mudar”, detalha.

A tecnologia entrou de vez na vida da empresária, que já está com um novo projeto dessa vez em parceria com o Polo Digital.

“O projeto voltado também para a logística, mas também para o segmento do agronegócio”, detalha.

Rodrigo Garzi diz que para empreender hoje não basta ter apenas uma ideia criativa e inovadora. “Você precisa estar treinado a identificar onde estão os problemas e as oportunidades”, disse.

Análise

O especialista em marketing digital Caio Cunha diz que o digital veio para ficar e com o problema da pandemia ele está sendo acelerado em velocidade maior do que se imaginava, com as empresas tendo que caminhar para a internet.

“Não adianta nada você estar navegando no digital, estar presente lá, mas não estar comunicando qual é a sua mensagem para o público. E, no digital, tudo está lá presente, então a sua comunicação tem de ser muito clara, para que o público entenda realmente a sua mensagem e vai procurar quando for de interesse dele, então é muito importante essa mensagem”, pontua.

Cunha orienta que as pessoas que querem entrar para o universo digital antes de mais nada precisa entender qual é o público-alvo dela. Qual é a mensagem que ela quer transmitir. No mundo digital há muitas opções, mas é necessário saber quais são as melhores.

“As redes sociais são muito importantes. São onde muitas empresas estão colocando a maior parte do seu investimento. O público hoje você precisa conversar pessoa com pessoa. O melhor lugar para fazer isso são as mídias sociais, porque eles estão conversando, trocando ideias a respeito e você precisa estar lá comunicando a sua ideia, coerente e verdadeira, que tem de esta clara em toda a empresa”, detalha.

Sobre o valor, o especialista disse que ele não é um custo, porque vai dar um retorno, quando bem feito, de forma positiva, de até 80%.

“Têm várias entidades que estão fazendo treinamento e eu recomendo navegar e compartilhar experiência, procurar grupos de trabalho com muito conhecimento que podem ajudar. Se você quiser aprender. A outra opção são empresas que oferecem conhecimento para você aprender o marketing digital. Talvez não para fazer você mesmo, mas para que contrate de forma que dê um retorno para o seu negócio”, ressalta.

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Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.

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