Câmara de Itapema estende tapete vermelho para receber os homenageados da edição 2021 da Medalha Mérito Legislativo, com 13 homenageados e apresentações culturais

A noite mais solene da Câmara de Vereadores de Itapema chegou. Hoje, dia 02/12, a partir das 19h, os vereadores estendem tapete vermelho para receber e homenagear os seus 13 indicados para receber a Medalha Mérito Legislativo 2021. Este ano, o evento solene onde cada vereador homenageia um cidadão/projeto social ou empresa, chega a sua 4ª edição e promete mais uma vez emocionar os participantes. “É uma noite de confraternização com as pessoas, e através dos homenageados, reconhecemos o esforço e trabalho de toda a cidade”, destaca o presidente, vereador Alexandre Xepa (Progressistas).

A Medalha Mérito Legislativo também é momento de valorizar os artistas locais, que a cada edição do evento encantam a todos com suas apresentações. Este ano, teremos a apresentação ao vivo do Coletivo Tapera, banda que recriou a nova versão o hino de Itapema. O grupo de capoeira Nova Ginga também vai mostrar o trabalho do Professor Gorila (Éder de Ávila da Cruz), que se dedica à capoeira infantil e também inclusiva. O grupo de “Boi de Mamão Raiz da Terra” promete alegrar e trazer cor e cultura para esta noite especial.

O evento é aberto ao público e também poderá ser acompanhado ao vivo, pela transmissão no canal no Youtube e Facebook da Câmara de Itapema. Conheça os homenageados deste ano:

Homenageado do vereador Adriano Pivotto (Podemos):

Lourival Hilário Albano, conhecido como Loro, 63 anos. Começou a trabalhar cedo e teve diversas profissões: mensageiro, calceteiro e açougueiro. Pai de três filhos e avô e duas meninas. É servidor público estadual, onde atuou como investigador da Polícia Civil. Em 1992, foi eleito vereador de Itapema, sendo eleito mais duas vezes consecutivas para o cargo, nos anos de 1997 e 2004. Atuou na construção do prédio da Delegacia de Itapema e conta que criou a Lei “Ambulância 24 horas”.

Homenageado do vereador Alexandre Xepa (Progressistas):

Sebastião Silva, o Tiãozinho, tem 59 anos. Um pequeno grande homem que até o final de 2020 era também vereador de Itapema. Começou a trabalhar aos 13 anos de idade no ramo hoteleiro. Depois, trocou o hotel pela construção e fez dessa a sua profissão até hoje. Na vida pública conquistou dois mandatos como vereador, sendo eleito em 2012 e 2016.Também se dedicou ativamente à Associação de Moradores do Bairro Ilhota, sendo seu fundador e primeiro presidente. Ele tem orgulho de dizer que criou o “Dia da Merendeira” no calendário oficial de Itapema, para ele, trabalhadoras tão importantes quanto professores e outras classes que também tem um dia em sua homenagem. Tiãozinho também é conhecido dos amigos como violeiro e cantor, dividindo o seu carisma com quem o cerca.

Homenageado da vereadora Beth Rocha (PSD):

Clóvis José da Rocha, 68 anos, dispensa longas apresentações. É famoso como ex prefeito de Itapema. Começou na vida pública em 1988, quando foi eleito vereador. Já em 2000 foi eleito prefeito da cidade, sendo reeleito em 2004. Foi durante seu mandato que a Avenida Beira Mar Centro e o Calçadão da Meia Praia que conhecemos hoje, começaram a ser desenhados. Clóvis conta com orgulho sobre a abertura e pavimentação desses locais, sem esquecer da abertura da Segunda Avenida. Foi na sua gestão também que Itapema viveu a privatização da rede de água e esgoto.

Homenageada do vereador Eurico Osmari (PSD):

Alessandra Simas, 44 anos, é mãe de dois filhos. Pedagoga, ela é também Pós Graduada em Psicopedagogia Institucional e mestranda em Educação. Há 24 anos se dedica à educação pública aqui em Itapema, quando se tornou servidora pública da rede estadual de ensino e foi dar aula no Colégio Olegário Bernardes. Mais tarde, se tornou professora efetiva da rede municipal, e deu aula em diversas escolas de Itapema. Alessandra coleciona experiência na área educacional, já tendo atuado na Apae, no Conselho Municipal, na educação de Jovens e Adultos (UD´s) e coordenou os trabalhos de Inclusão Escolar no município: “temos difíceis, mas muito gratificantes”, conta essa itapemense nata, que é hoje a atual Secretária Municipal de Educação de Itapema.

Homenageado do vereador Huan Back (PSD):

Antonio João Back, 70 anos, é técnico em Agrimensura e nas idas de 1980 foi contratado para fazer o levantamento topográfico aqui da região dos Rios Perequê e Bela Cruz. Como Itapema não contava com agrimensor, em 1982 foi convidado para atuar no município para onde se mudou com sua família. Também deixou seu legado como professor do Colégio Olegário e corretor de imóveis, mas também deixou seu nome na Secretaria Estadual de Tecnologia. Tem três filhos, um deles o vereador Huan Back (PSD) que vai homenageá-lo nesta edição do evento.

Homenageado do vereador Jaison Simas (PSL):

Cabo Motta, 60 anos. Bombeiro militar que foi recrutado para ser Diretor da Defesa Civil de Itapema. Em 2020 lutou não só contra o ciclone bomba… Nos atendimentos à população atingida por ele, Motta contraiu COVID. Foi quando ficou 10 dias internado, isolado. Sua esposa estava grávida de 8 meses. “Achei que ia morrer. Quando consegui sair, perdi meu mano gêmeo em Vacaria”, conta, dizendo que este foi o evento que mais o marcou em toda sua trajetória de salvamentos e atuação em tragédias naturais.

Homenageado do vereador Jean do Dimar (MDB):

Em 1995 começou a história do Grupo de Jovens Shekinah, na Congregação Evangélica Assembleia de Deus, que tem sede no Bairro Sertão do Trombudo. Naquela época, ele tinha outro nome, “Vozes de Sião”, e era formado por treze jovens. O tempo passou e o grupo se desfez, retornando em 1998, agora com novo nome: Shekianh, que significa habitação ou presença de Deus. Hoje, 15 jovens e dois líderes, Cristiano e Carliane, se dedicam à adorar à Deus e promover ações para o seu público, principalmente ajudar outros jovens a sair do mundo das drogas ou outros vícios. “Estamos sempre de portas abertas para os jovens”, convidam seus porta vozes.

Homenageado do vereador João da Farmácia:

Dr. Dagoberto Oliveira é um dos profissionais que fazem parte não só da história, mas da vida das pessoas de Itapema. Talvez você que more aqui há poucos anos não saiba…  Mas houve uma época em que poucos médicos atendiam na nossa cidade. O Dr. Dagoberto era um deles! Chegou em Itapema em 1988. Já no ano seguinte criou o primeiro pronto atendimento 24 horas no Bairro Meia Praia, que funcionava durante as temporadas de verão, atendendo aos turistas que visitavam Itapema. Durante anos teve sua clínica na Avenida Nereu Ramos, onde atendeu seus pacientes com Clínica Geral, e também com a sua especialidade: Ginecologia e Obstetrícia. Hoje mantém a Clínica São Rafael ao lado do seu filho.

Homenageado do vereador Léo Cordeiro (MDB):

Sinduscon Costa Esmeralda, 29 anos de fundação. Nossos cidadãos também se destacam pelo fortalecimento de instituições representativas, e o Sindicato da Construção Civil da nossa região é uma delas. Construído por empresas que constroem a cidade que conhecemos hoje, o Sinduscon desdobra a sua representatividade também para a área social: foi um dos maiores doadores para o Hospital Santo Antonio, de Itapema, durante a pandemia, destinando mais de R$ 1 milhão para aquisição de equipamentos e reforma do local. Hoje presidido pelo empresário Rodrigo Passos da Silva, o Sinduscon tem como missão representar o setor mais importante da nossa economia, que gera mais de 5 mil empregos diretos em Itapema.

Homenageada da vereadora Raquel da Saúde (PSL):

Luciane tem 44 anos, mãe de dois filhos. Veio morar em Itapema em 2001, deixando sua cidade natal de Chapecó para viver aqui no nosso litoral para trabalhar como Agente Comunitária de Saúde. Assistente Social por formação, ela é também e pós-graduada em Saúde Mental e Psicossocial. Luciane logo se destacou no atendimento à população, sendo sempre solícita às suas necessidades. Hoje, é a atual Coordenadora da UBS Gastão Dias Jr., e conta que é gratificante ver a vida da população ir voltando ao normal, depois de vivenciar de perto o atendimento e a vacinação à população durante a pandemia.

Homenageado do vereador Sidinei Florêncio (Nei da van – PSDB)

Sicredi Vale Litoral. No ano de 2008 a mobilização de empresários ligados ao Centro Empresarial de Itapema – em especial seu hoje presidente José Domingues Andrade – deu início a essa história sucesso que hoje gera 120 empregos diretos. Foram inúmeras reuniões e pesquisas até chegar à sua fundação. Nesta caminhada de 13 anos, o Sicredi se tornou uma das mais importantes instituições financeiras da nossa cidade, e hoje conta com três agências e 10 mil associados. Sua pujança econômica é dividida com a comunidade com inúmeros patrocínios, campanhas sociais, e o incentivo à projetos ligados à educação, esporte, lazer e cultura, fomentando o desenvolvimento da comunidade.

Homenageado do vereador Wanderley Dias (PSD):

Luciano Pereira, 36 anos. Com 14 anos de idade começou a trabalhar na farmácia do seu pai, uma das mais conhecidas do Centro de Itapema. Ali, desempenhando diversas funções como limpeza e organização, observava o atendimento às pessoas que chegavam. Não demorou para se apaixonar pelo que viria a ser sua profissão: farmacêutico. Hoje, 22 anos depois de começar a trabalhar, é um dos responsáveis pela Farmácia Oséias, que este ano inovou trazendo a primeira farmácia drive-thru da nossa região. Luciano fala com satisfação da oportunidade de ajudar as pessoas com o conhecimento em saúde e amor pela profissão. “Sou privilegiado em trabalhar com aquilo que eu amo”, conta ele, que esse ano também se tornou pai.

Homenageado da vereadora Zulma Souza (Progressistas):

Stalin Passos, 80 anos. Nasceu na casa onde hoje funciona a Prefeitura de Itapema, no ano de 1941. Ao longo da vida colecionou graduações: é advogado, contador, filósofo, historiador e cientista social. Na década de 1970 foi professor na cidade de Curitiba.  Em 1975, apostou no potencial turístico de Itapema e construiu o Hotel Village II e o Village Praia, o que motivou seu retorno para Itapema em 1977. Nessa época, conta que começou a comercializar lotes pelos bairros de Itapema. Em 1982, se candidatou a vereador e foi eleito como o mais votado do pleito. Em 1996, passou no concurso para cartorário no município de Balneário Camboriú, onde eram feitos os registro de imóveis também de Itapema. No ano 2000, o cartório foi desmembrado e Stalin assumiu o Cartório de Registro de Imóveis de Itapema.

Campartilhe.

Sobre o Autor

Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.

Deixe Um Comentário


Banner publicidade 728 x 90 RODAPE