Requerimento reclama da demora na internação de dependentes químicos e alcoólicos no CAPS. Tem também pedido por contratação de Neuropediatra e Psiquiatra Infantil pelo município, e inclusão de trabalhadores de supermercado na lista prioritária de vacinação.

Três pautas em prol da saúde pública se destacaram entre as mais de 40 proposições apresentadas só nesta terça, dia 08/06, pelos vereadores de Itapema. Todas elas foram discutidas e votadas durante a 18ª Sessão Ordinária da Câmara de Itapema.

O Requerimento nº 86/2021, de autoria do vereador e presidente do Legislativo, Alexandre Xepa (Progressistas), cobrou da Prefeitura Municipal um relatório de internações do CAPS – Centro de Atenção Psicossocial, nos anos de 2020 e 2021. O vereador se manifestou durante a votação da matéria, e disse que o Governo Municipal precisa resolver a questão da demora na internação de dependentes químicos e alcoólicos. “Muitas famílias que me procuraram me relataram que requerem a vaga para internação de seus filhos, mas que só tem vaga pra daqui uma semana. Só quem lida com um dependente sabe que uma semana é muito tempo e representa mais uma angústia, porque quando o dependente aceita se internar e isso não acontece, abre a chance de que ele volte a se drogar ou beber”, relatou Xepa.

O vereador, que tem a prevenção às drogas e alcoolismo como uma de suas bandeiras de atuação, e fala abertamente sobre o caso de dependência vivenciado dentro da sua família, sugere à Prefeitura que faça parcerias com outras comunidades terapêuticas para atender essa demanda. “Esse requerimento busca saber o motivo dessa demora. Porque temos a possibilidade de firmar parcerias com o Acolher, por exemplo, que recebe verba federal e estadual, mas não recebe verba do município. Porque, infelizmente, o número de usuários de drogas só vem aumentando. Por isso peço apoio do Executivo para resolvermos essa questão do nosso município”, declarou.

Outra reivindicação, também do vereador Xepa,  pede que a Prefeitura contrate, em caráter de urgência, especialista em Neuropediatria e Psiquiatria infantil para oferecer atendimento à população. Na mesma Indicação (nº 616/2021), ele solicita ao governo que também invista na contratação de profissionais habilitados no atendimento à crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista).

Inclusão dos trabalhadores de supermercado na lista de vacinação

Vereador Osmari apresentou o pedido esta semana

Já a Indicação apresentada pelo vereador Eurico Osmari (PSD), solicita ao Poder Executivo a inclusão dos trabalhadores de supermercados, na lista prioritária de vacinação contra a COVID-19. O vereador destaca a importância da atuação destes profissionais, e que este é um setor essencial que não fechou nem nos momentos mais críticos da pandemia, garantindo o atendimento à população.

Segundo Osmari, essa categoria de trabalhadores está exposta ao público diariamente, assim como os trabalhadores da área da saúde, e tem contato direto com pessoas que podem estar contaminadas com o coronavírus e não sabem, os famosos assintomáticos.

Todos esses pedidos foram aprovados por unanimidade na Câmara de Itapema e encaminhados para análise da Prefeitura de Itapema.

 

 

Campartilhe.

Sobre o Autor

Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.

Deixe Um Comentário


Banner publicidade 728 x 90 RODAPE